quinta-feira, 3 de março de 2011

Klabin implanta novo sistema de controle em Santa Catarina


Por Candia Lemos

A Klabin, produtora de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais do País, vai dar início em março à primeira fase de implantação de uma plataforma única do sistema de controle distribuído em sua unidade de Correia Pinto, em Santa Catarina. A implantação deve ser finalizada em novembro deste ano e será realizada pela Metso.

A medida visa garantir o processo de produção da celulose por meio de um inovador sistema de controle e segurança digital (DCS), desenvolvido pela Metso. As áreas de cozimento, máquina de papel e linha de recuperação, por exemplo, já eram operadas por um SDCD metsoDNA, mas não estavam integradas, o que será possível com a nova plataforma. Já os sistemas das áreas de Utilidades e linha de fibra, entregues na década de 90 por outro fornecedor, estavam obsoletos e serão substituídos.

O trabalho teve início há três anos, quando a Metso realizou uma análise e rastreamento dos riscos envolvidos para a fábrica com um sistema operacional muito antigo.

Maximilian Heid Fuller, gerente nacional de vendas da Metso, explica que o diagnóstico teve a ajuda de especialistas da Finlândia, que deram suporte na fabricação de um novo sistema operacional. “Decidimos fabricar o equipamento por nossa conta, para atender imediatamente a Klabin no caso de parada do sistema atualmente instalado”, afirma.

A parceria entre as duas empresas já acontece há alguns anos. Em 1996, a Metso forneceu um sistema de controle de qualidade (QCS) e algumas malhas de controle para a máquina de papel MP16. Posteriormente, em meados de 2000, esse sistema, foi ampliado, passando de um sistema de qualidade (QCS) para um sistema de controle distribuído completo (SDCD), agora responsável pelo controle operacional da máquina MP16. Já na área do Cozimento, também no ano de 2000, foram instalados o SDCD da Metso, junto com a implantação de outros controles avançados de processo.

Em 2004, após as melhorias de processo alcançadas, também foi implantado na área de recuperação um SDCD. Esses sistemas têm melhorado de forma eficiente os processos de fabricação de celulose e papel e proporcionam um rápido retorno do investimento.

Sadi Oliveira, diretor industrial da Unidade de Papéis da Klabin, em Santa Catarina, lembra que a decisão de implantar um novo sistema de controle partiu da necessidade da companhia de desenvolver continuamente processos e qualidade dos produtos.

“Avanços recentes em tecnologia possibilitaram o desenvolvimento de novos métodos, juntamente com as medições de analisadores online. A integração da planta da unidade de Correia Pinto (SC) da Klabin tem o objetivo de obter maior eficiência, com possibilidade de conectar diversas áreas, transformando os dados disponíveis em controles e informações de valor gerencial”, afirma Oliveira.

Segundo o diretor industrial, além da atualização tecnológica, havia a necessidade de implantar sistemas de controles que permitissem a integração entre diferentes áreas operacionais. “A partir desta implantação é possível analisar e realizar estratégias, ajudando a otimizar a planta como um todo, o ritmo de produção e a linha de fibras”, diz.

Para se ajustar a operação do novo sistema todo o pessoal de operação e manutenção será treinado. “Dessa forma, será possível utilizar todas as ferramentas disponíveis para uma eficiência operacional”, afirma Sadi Oliveira.


Fonte: Celulose Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário