quarta-feira, 9 de março de 2011

Obras da usina hidrelétrica de Belo Monte começam na Amazônia

As obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, um projeto gigantesco na floresta amazônica que gerou uma grande polêmica no Brasil por seus possíveis danos ao ecossistema, começaram nesta segunda-feira, informaram fontes oficiais.

O consórcio Norte Energia iniciou os trabalhos do terreno onde será construída a represa, no município de Altamira (estado do Pará) às margens do rio Xingu, um dos principais afluentes do Amazonas, informou a estatal "Agência Brasil".

Belo Monte custará US$ 10,6 bilhões e gerará 11,2 mil megawatts nas épocas de cheia, segundo os cálculos do Governo, por isso que será a terceira maior represa do mundo, atrás da de Três Gargantas (China) e Itaipu, compartilhada por Brasil e Paraguai.

A obra causou receios entre os ecologistas, os camponeses e índios que vivem na região, que temem que se degrade a qualidade das águas o rio Xingu pela imensa parede de cimento que se levantará e que obrigará a inundar cerca de 516 quilômetros quadrados de floresta expulsando de suas casas cerca de 50 mil pessoas.

Há duas semanas, um juiz federal cancelou a permissão prévia às obras porque entendeu que o organismo ambiental do Governo o concedeu de forma apressada, sem que o consórcio de construtoras apresentasse garantias sobre dezenas de requisitos, incluindo os planos para a recuperação das zonas degradadas.

No entanto, outro juiz anulou essa ordem quando o Governo apresentou a apelação e voltou a conceder permissão para o início dos trabalhos desta obra, que as autoridades consideram como essencial para o desenvolvimento da região amazônica.

Os opositores ao projeto advertem que a represa ameaçará 372 espécies de peixes que vivem no rio Xingu e consideram que a obra é demais custosa para o volume de energia que se pode gerar.

Fonte: Uol economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário