quarta-feira, 9 de março de 2011

Relator do novo código florestal busca consenso para votação

Depois de mais de um ano em negociações, o relator do Código Florestal na Câmara, o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), diz estar disposto a fazer concessões para conseguir definir o texto final do projeto de lei até o dia 23. Diante do tema polêmico para agricultores e ambientalistas, Rebelo busca consenso, mas reconhece que 100% de apoio ao texto é praticamente impossível. “Vou abrir mão de algumas coisas agora para buscar o consenso".

Para os ambientalistas - inclusive dentro do governo - o Código poderá elevar o desmatamento e os acidentes em encostas. Mas, segundo Rebelo, mais barreiras econômicas por motivos ambientais poderiam "quebrar" os agricultores brasileiros, como ocorreu com africanos e mexicanos no passado. Ainda sem citar exatamente onde cederá na área ambiental, o deputado disse ao iG que vai acatar pleitos dos pequenos agricultores no texto final.

Rebelo corre contra o tempo porque, se não aprovar o Código até o meio do ano, quando vence o prazo do Decreto 7.029/2009, mais de 90% das terras rurais do país entrarão na ilegalidade por conta dos limites de degradação de reservas legais impostos pela norma, prevê. Para acelerar essa tramitação e buscar o consenso, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) instalou na quarta-feira uma Câmara de Negociações sobre o assunto.

Fonte: iG Brasília/Adaptado por Celulose Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário